Bursites/Tendinites


         O sufixo “ite” significa inflamação. Bursite significa inflamação da Bursa e tendinite é a inflamação do tendão. A Bursa é uma estrutura encontrada no interior de grandes articulações como o ombro e o quadril. Permite que os componentes articulares deslizem suavemente e harmonicamente durante o movimento ósseo. Em situações em que a função e a mecânica articular apresentam-se alteradas, o movimento da articulação é realizado de maneira incorreta, acarretando em compressão excessiva da Bursa e levando à sua inflamação.

       O tendão é a estrutura de ligação do músculo ao osso, sendo o elo do mecanismo contrátil do sistema músculo-esquelético. Da mesma maneira que a Bursa, o tendão pode ser inflamado por uma mecânica articular deficiente. Outra fonte de inflamação é a sobrecarga excessiva na junção miotendinosa por uma atividade física vigorosa. Esta condição é associa muitas vezes a bursite e a tendinite como lesões originárias de esforço repetitivo.

     A fisioterapia atua em muitos casos lançando mão de recursos eletrotermofototerapêuticos para o alívio dos sintomas. Entretanto, é necessária uma investigação posterior para se definir a causa da tendinite/ bursite, por meio da cinesioterapia promover a reeducação e o movimento articular favorável e livre de pressões.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário