Dores na Coluna


      Desde que assumiu a postura bípede, esta tem sido um desafio constante na vida do ser humano. Tornamo-nos espécies instáveis em uma busca interminável por equilíbrio. Diante desta situação, a nossa coluna vertebral possui um papel essencial na manutenção da boa postura e do equilíbrio.

      Postura significa a posição ou o alinhamento dos segmentos constituintes do corpo. Uma postura eficiente é aquela em que este alinhamento é adequado e há o mínimo de gasto energético. Para que se alcance esta funcionalidade, faz necessária uma flexibilidade adequada dos músculos e um equilíbrio de forças ente músculos opostos.

     A falta de alongamento e as posições inadequadas em bipedestação, sentado e em decúbito acarretam em desequilíbrios musculares e concomitantemente articulares, levando o indivíduo para uma postura inadequada. Esta situação provoca encurtamento em determinados músculos e tensão exacerbada em outros grupos musculares, mecânica articular deficitária e dores articulares e musculares.

      Em relação à coluna, a fonte de dor mais comum vem da flacidez da musculatura abdominal, alterando as curvaturas anormais e sobrecarga nas articulações intervertebrais, levando à dor e imitações funcionais.

     O fisioterapeuta deve estar atento às alterações nas curvaturas da coluna e da postura como um todo e relacioná-las com os grupos musculares envolvidos. Após a avaliação, são utilizadas as técnicas de reposicionamento vertebral caso seja necessário e os alongamentos e fortalecimentos dos músculos relacionados para restaurar a postura adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário